Embodied voodo game

2009


Corpo vodu* e vídeo-game, as funções de corpo do grupo Cena 11 correlacionadas com o conceito de "game play".

Resumindo "game play" como a qualidade de engajamento do jogador incluindo toda sua experiência interativa com um sistema de jogo; o Grupo Cena 11 propõem uma formulação coreográfica que possa expor dentro de suas definições de corpo correlações conceituais entre dança e vídeo-game, focalizando a função de "corpo vodu" como elemento correlato à investigação corpo-joystick-jogador no desenvolvimento de sitemas de jogos interativos.
Os nove bailarinos do Cena 11 executam uma formulação coreográfica inédita estruturada em material já produzido pela Cia., vinculada a uma exposição teórico-prática dos argumentos que relacionam corpo e vídeo-game no campo de entendimento do Grupo Cena 11.
Elementos cênicos utilizados pelo Grupo como o Acelerômetro (sensor de aceleração e movimento usado para controlar vídeo), também serão utilizados para que o público possa, na experiência de interação com estes objetos, compartilhar das ações de controle propostas por estes elementos na construção de um comportamento cênico.

* Corpo Vodu -  propõem a idéia de violentação da percepção do outro considerando como metáfora o boneco vodu - o boneco é o bailarino, os movimentos são as agulhas o objeto do "feitiço" é o corpo do espectador.

 

FICHA TÉCNICA - "EMBODIED VOODOO GAME"


Direção artística e coreografia: Alejandro Ahmed
Elenco e coreografia: Adilso Machado, Aline Blasius, Cláudia Shimura, Jussara Belchior, Karin Serafin, Leticia Lamela, Marcos Klann, Mariana Romagnani
Trilha sonora e coordenação de montagem: Hedra Rockenbach
Operação de som, luz e projeção: Alejandro Ahmed e Hedra Rockenbach
Figurino: Karin Serafin
Ilustrações: Pedro Franz
Fotos e operação de câmera: Cristiano Prim
Acelerômetro: sistema desenvolvido para "PFdFSRi" * por Tiago Romagnani.

Núcleo de criação: Alejandro Ahmed, Karin Serafin, Hedra Rockenbach
Cabelos: Robson Vieira
Sede e preparação técnica: Academia Catarinense de Ginástica
Apoio: Colégio Catarinense
Co-produção: Itaú Cultural 
*PFdFSRi "Pequenas Frestas de Ficção Sobre Realidade Insistente" espetáculo estreado em 2007.