
GRUPO CENA 11
O GRUPO CENA 11 CIA. DE DANÇA desenvolve e compartilha ferramentas técnicas fundamentadas nas relações entre corpo, ambiente, sujeito e objeto como variáveis de um mesmo sistema vivo que existe enquanto dança. Seus projetos de pesquisa e formação confluem teoria e prática no entendimento de dança e atravessam as definições de corpo tratando tecnologia como extensão e expansão do corpo propriamente dito. A Companhia, dirigida por Alejandro Ahmed, surgiu e é radicada na cidade de Florianópolis - SC e atua desde 1995 na produção artística de dança tendo se tornado referência nacional e internacional da área. Um núcleo de criação com formação em várias áreas compõe a base para uma produção artística em que a ideia precisa ganhar expansão num corpo e se organizar como dança. O grupo propõe através de um elenco estável a organização coletiva através das singularidades do elenco. Nos últimos anos, com os espetáculos “Skinnerbox” (2005) e “Pequenas frestas de ficção sobre realidade insistente” (2007), o Grupo propôs que sua produção coreográfica fosse tratada como um processo em constante desenvolvimento, tendo como patamares de estabilidade as formulações artísticas que leva a público. Em 2008, com o Projeto de Intercâmbio entre o Grupo Cena 11 (Brasil – Santa Catarina) e Impure Company (Noruega) as formas de criação e pesquisa da companhia passaram a considerar efetivamente em sua dinâmica as experiências trocadas com grupos do Exterior e do Brasil, formulando produtos de composição em contínuo desenvolvimento. Esta trajetória de pesquisa recebeu do Ministério da Cultura e Governo Federal a Ordem do Mérito Cultural 2014. Foi premiada pela APCA (Associação Paulista de críticos de dança) por 4 vezes - 2014, 2012, 2007,1997 - e também pelo Prêmio Bravo, Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, Transmídia Itaú Cultural, Bolsa Vitae e Rumos Itaú Cultural. O objeto de pesquisa central do Grupo Cena 11 é o modo de controle do corpo, este definido como sujeito e objeto dele mesmo através do movimento. É na dança que a Cia. propõe que as questões sejam desenvolvidas e que sejam propostas novas perguntas. Neste momento as definições de corpo, dança e coreografia desenvolvem investigações sobre convívio, diferença, vestígio e continuidade. Como continuar habilitando o corpo a ser um coletivo. Não um conjunto de individualidades, mas um indivíduo de coletividade. Um corpo impossível de se compreender a sós.
Produções:
Respostas sobre Dor (1995);
O Novo Cangaço (1996);
In’Perfeito (1997) - Prêmio APCA por Melhor Concepção Cênica;
A Carne dos Vencidos no Verbo dos Anjos (1998);
Violência (2000);
Projeto SKR (2002);
SKINNERBOX (2005);
Pequenas frestas de ficção sobre realidade insistente (2007) - Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia / Prêmio Bravo! Prime de Cultura, Melhor Espetáculo de Dança / Prêmio APCA de Pesquisa em Dança;
Embodied Voodoo Game (2009);
Guia de ideias correlatas (2009);
SIM - Ações integradas de consentimento para ocupação e resistência (2010);
Carta de amor ao inimigo (2012) - Prêmio APCA por Trajetória de Pesquisa em Dança;
Sobre expectativas e promessas” (2013);
Monotonia de Aproximação e Fuga para 7 Corpos (2014) - Prêmio APCA por Melhor Criação em Dança
Protocolo Elefante
Z
Anátema 02
GRUPO CENA 11 develops and shares technical tools grounded on the relations between body, environment, subject, and object, as variables of a single living system existing as dance.
The group’s research and formative projects converge theory with practice and question what defines a body, approaching technology as expansion and extension of such.
Led by artistic director Alejandro Ahmed, GRUPO CENA 11 is based in its home city of Florianópolis (BR) and has operated in artistic productions since 1995. Company members come from backgrounds in diverse areas, and compose the base for a production in which an idea gains expansion within the body and organizes itself as dance.
The company's trajectory and research has been awarded the Order of Cultural Merit in 2014 by the Federal Government and Ministry of Culture, the APCA ( Associação Paulista de Críticos de Dança) prize 4 times - 2014, 2012, 2007, 1997 - as well as Prêmio Bravo prize , Prêmio Sérgio Motta of Arts and Technology prize, Transmídia Itaú Cultural award, Bolsa Vitae e Rumos Itaú Cultural prize.
At the moment the definitions of body, dance and choreography develop investigations about coexistence, difference, trace, and continuity. How to keep on enabling the body to be a collective. Not a collective made up of individuals, but an individual made up of collectiveness.
A body that is impossible to understand alone.
Productions:
Respostas sobre Dor (1995);
O Novo Cangaço (1996);
In’Perfeito (1997) -APCA Best Scenic Conception Award;
A Carne dos Vencidos no Verbo dos Anjos (1998);
Violência (2000);
Projeto SKR (2002);
SKINNERBOX (2005);
Pequenas frestas de ficção sobre realidade insistente (2007) - Sergio Motta Arts and Technology Award / Prêmio Bravo! de Cultura Best Dance Award/ APCA Research in Dance Award
Embodied Voodoo Game (2009);
Guia de ideias correlatas (2009);
SIM - Ações integradas de consentimento para ocupação e resistência (2010);
Carta de amor ao inimigo (2012) - APCA for Trajectory in Dance Research;
Sobre expectativas e promessas” (2013);
Monotonia de Aproximação e Fuga para 7 Corpos (2014) - APCA for Best Creation in Dance
Protocolo Elefante
Z
Anátema 02
criações/creations
MATÉRIA ESCURA
DARK MATTER
2020/2021
Anátema 02
Anatema 02
2018
Protocolo Elefante
Elephant Protocol
2016
Monotonia de aproximação e fuga para 7 corpos
Monotony of Approach and Fugue to Seven Bodies
2014
Sobre expectativas e promessas
About expectations and promises
2013
Carta de amor ao inimigo
Love Letter To The Enemy
2012
SIM - Ações integradas de consentimento para ocupação e resistência
YES: Integrated Actions of Consent for Occupation and Resistance
2010
Guia de ideias correlatas
Guide of Correlated Ideas
2009
Embodied voodoo game
Embodied voodoo game
2009
2007
Pequenas frestas de ficção sobre realidade insistente
Small Cracks of Fiction Over Insisting Reality
Skinnerbox
Skinnerbox
2005
Projeto SKR
Project SKR
2002
Violência
Violence
2000
A carne dos vencidos no verbo dos anjos
the flesh of the vanquished in the verb of the angels
1998
In' perfeito
In' perfeito
1997
O novo cangaço
The new cangaço
1996
Respostas sobre dor
Answers about pain
1994
Contato
contact
Alejandro Ahmed
Diretor artístico / Artistic director
alejandroahmedcena11@gmail.com
+55 (48) 99626-8187
Corpo Rastreado
Gabi Gonçalves
Difusão nacional e Co-produção
+55 (11) 94174-3067