top of page

(ESTADO DE NATUREZA - PROCEDIMENTO 01)

EU NÃO SOU SÓ EU EM MIM

“A operação técnica é uma operação que coloca em jogo as leis verdadeiras e a realidade natural. O artificial é de causa natural”. G. Simondon 

O Projeto, “Eu não sou só eu em mim” é o primeiro procedimento de aplicação teórico-prática do novo objeto de pesquisa do Grupo Cena 11 para 2023/2024: "Estado de Natureza". (Projeto teórico prático para reconsiderar as tensões práticas e terminológicas da falsa dicotomia entre comportamento/linguagem à luz da tecnologia como natureza).

“Eu não sou só eu em mim” propõe um contraponto anarco-coreográfico sobre o conceito de "Povo Brasileiro" na obra de Darcy Ribeiro, modulando as relações entre alteridade, identidade, comportamento, e linguagem para a transdução em dança e coreografia.

Dança como uma incorporação sintomática da causalidade espalhada que nos define bio culturalmente em nosso comportamento cinético. Dança como uma tecnologia comportamental. Anarco Coreografia com o objetivo de horizontalizar hierarquias entre linguagem e comportamento. Um ecossistema algorítmico de alteridades associadas, no qual tudo que se move é composição coreográfica em potencial. 

Neste contexto, atravessado pela definição de uma "étnico identidade nacional" em Darcy Ribeiro, o Projeto busca praticar um contraponto propondo identidade como um fluxo constante de mudanças, e questionando:  o que poderia ser uma "dança brasileira"?.

 

Eu o Outro e o aprendizado da Máquina.

O Projeto tem como objetivo o uso de dispositivos estruturados em Inteligência Artificial (Processamento de linguagem Natural) e aprendizado de máquina para construir um ecossistema coreográfico que retroalimente dança, palavra, som e imagens.

O "prompt" como algoritmo de síntese não linear. Um modo de controle remoto da ação encontrando pontos de similaridade com a composição coreográfica do Grupo Cena 11. 

Este sistema é alimentado por dados emblemáticos referentes ao Cena 11, seu elenco, e modos de incorporar tecnologia. A coreografia se formula no contato, criação e desvio que estes dados manifestam. 

Assim o modo como os dados são articulados pela máquina, cria assuntos sobrepostos sobre o mesmo comando, manifestando várias curvas simultâneas de subjetivação.

 

“Eu não sou só eu em mim” como primeiro procedimento de "Estado de Natureza", inaugura a nova proposta artística do Cena 11. Uma prática de anti-pureza, dissolvendo a ideia de mistura para atuar por meio de encontros de similaridade e associações assimétricas. O Comportamento e a linguagem em retroalimentação sistêmica onde o artificial é de ordem natural.

 

Alejandro Ahmed

EU NÃO SOU SÓ EU EM MIM - Estado de natureza - procedimento 01

FICHA TÉCNICA:

Concepção, Direção e Coreografia: Alejandro Ahmed

Criação, coreografia e performance: Alejandro Ahmed, Aline Blasius, Ana Clara Pocai, Bibi Vieira, DG Fabulloso, Diego de los Campos, Gal Freire, João Peralta, Karin Serafin, Malu Rabelo, Natascha Zacheo, Vitor Hamamoto

Operação e Criações em vídeo e som: Alejandro Ahmed, Diego de los Campos e João Peralta

Direção Técnica: Grupo Cena 11

Assistente de direção: Karin Serafin

Interlocução para iluminação: Irani Apolinário

Trilha sonora: Tálamo . K

"Variações sobre tema de Ligeti para piano": João Peralta

Figurinista: Karin Serafin

Assistência de direção de movimento: Aline Blasius

Direção de Produção: Karin Serafin

Assistência de Produção: Malu Rabelo

Criação e programação de objetos, instrumentos, e mecanismos para cena: Diego de los Campos

Comitê Teórico-Prático: Ana Maria Rabelo Gomes, Fabiana Dultra Britto, José Fernando Peixoto de Azevedo, Leonarda Glück

Fotografias: João Peralta e Karin Serafin

Tradução: Marcos Morgado

Difusão nacional: Gabi Gonçalves – Corpo Rastreado

Apoio para elaboração de projetos: EPEC-Capacitação e serviços para empreendedores criativos

Sede e preparação técnica: Jurerê Sports Center (JUSC)

Agradecimentos: Adilso Machado, Andrea Druck, Beto Propheta, Bia Mattar, Eduardo Serafin, Ledícias de la Madre, Marcos Morgado, Nelci Vieira, Norma Adó, Paloma Bianchi e Paulo Pierin Luz.

bottom of page