Sobre expectativas e promessas

2013

Direção Artística Alejandro Ahmed

Interpretado por Alejandro Ahmed e Hedra Rockenbach

 

Sobre expectativas e promessas é uma vontade de desaparecimento. Uma procura por ferramentas em dança que tratem identidade como um fluxo de descontinuidades. Identidade como emergência, um surgimento de respostas à  situações propostas pela relação no tempo entre ambiente, corpo, e movimento.

A vontade de desaparecer é uma provocação para estabelecer um questionamento sobre “aparência”.  Aparência definida como veículo da publicidade das nossas escolhas , aquilo que se apresenta ao outro como superfície mediadora que engendra aproximações e distanciamentos sobre quem somos, e que nos fornecem espelhos através das determinações postuladas pelo outro.

Nos 20 anos de trajetória como diretor e coreógrafo do Grupo Cena 11, minha dança, e a dança do Cena 11, se fundem em um caminho identitário que me interessa ser dissecado como um objeto genealógico, tratando genealogia como um percursso de ocorrências relacionais. Um objeto que possa fornecer ferramentas à construção crítica de uma “aparência” guiada por surgimentos, um processo ininterrupto de resíduos de movimento. Situando coreografia como instância relacional, uma situação processual de movimento envolvendo transformações mútuas nos termos relacionados .

Minha “vontade” se territorializa em outros corpos, e estes corpos se convertem em novos devires que se apresentam como meu corpo, num relacionamento contínuo no qual a idéia de origem ou ascendência autoral  não tem lugar seguro.

Nesta implosão do porto seguro da origem identitária do meu movimento, quero buscar como me revelo na genealogia  circunstancial do meu mover, e que isso seja uma emergência, um aparecimento onde o falível e o descontinuo não engendrem uma tradição identitária, engendrem uma rede de possibilidades para que eu possa desaparecer e me re-nomear em vestígio e potência.

Expectativa é uma relação com o futuro, com algo que você enxerga em possibilidade e instaura uma crença que  gera uma necessidade de confirmação.

Promessa é uma relação com o futuro em que um ato de confiança e certeza é dado àquilo que não temos pleno controle ou acesso.

Sobre expectativas e promessas é uma investigação em dança onde deliberação e inevitabilidade propõe a gestão do movimento na tentativa de um encontro com o passado, não o passado histórico, mas aquele que instaura novas possibilidades de futuro a cada instante.

© 2016 GRUPO CENA 11 CIA DE DANÇA